quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atrações que marcara nossa infância!


Atrações que marcaram a Tv Aberta:





Vila Sésamo
O Programa foi transmitido, simultaneamente, pela TV Globo e TV Cultura entre 1972 e 1974. O programa foi criado nos Estados Unidos a partir de uma orientação pedagógica, baseada na repetição.





Bambalalão 
Voltado para crianças de 5 a 10 anos, o programa era apresentado pela dupla Gigi e Silvana na TV Cultura. Um dos quadros de maior sucesso foi Quem Quiser Que Conte Outra, em que Gigi narrava histórias. Bambalalão foi extinto em 1990.





Sítio do Picapau Amarelo'
da obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato estreou em 1977 na Globo e se estendeu até 1986. Para atender às demandas do público infantil, o programa contava com o apoio de uma equipe especializada em linguística, ciência, educação, psicologia, pesquisa e sociologia, que selecionava o conteúdo de cada capítulo.





Os Trapalhões
Após grande sucesso na TV Tupi, Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias foram contratados pela TV Globo. No início, o humorístico era apresentado às sextas, no horário destinado aos adultos, devido à irreverência das piadas. Depois, Os Trapalhões passou a preceder o Fantástico nas tardes de domingo.



Bozo
Silvio Santos trouxe para o Brasil o programa que se tornou uma verdadeira febre nos Estados Unidos. A atração do palhaço de cabelos vermelhos foi exibida diariamente no SBT entre 1981 e 1991. O clima circense era completo pelos personagens Vovó Mafalda, Papai Papudo e Bozolina. Sete atores diferentes interpretaram Bozo ao longo de uma década: Wandeko Pipoca, Luís Ricardo, Arlindo Barreto, Décio Roberto, Marcos Pajé, Nani Souza e Charles Myara.




Balão Mágico
Balão Mágico foi o primeiro programa da TV brasileira comandado por crianças. Simony, então com seis anos, tinha a companhia do boneco Fofão. Com o sucesso da atração, os meninos Tob e Mike, integrantes do grupo musical Turma do Balão Mágico ao lado de Simony, também passaram a fazer parte do elenco.



Clube da Criança
Foi o primeiro programa apresentado por Xuxa, na TV Manchete. Modelo na época, Xuxa resistiu à ideia de comandar uma atração infantil. Para substituí-la, foi cogitada outra loira, Monique Evans. Clube da Criança consolidou o formato de brincadeiras no palco, atrações musicais e desenhos animados. Com a ida de Xuxa para a TV Globo, em 1986, o programa passou a ser comandado por Angélica




A Nave da Fantasia
Apresentado originalmente por Simony, na extinta TV Manchete, o programa passou a ser comandado por Angélica, então com 13 anos, já que Simony estava de saída para o SBT. Alguns meses depois, A Nave da Fantasia foi tirado do ar com a ida de Angélica para o Clube da Criança, da mesma emissora, no lugar de Xuxa.




Xou da Xuxa
Um dos programas infantis mais longevos da TV Globo, o Xou da Xuxa foi apresentado diariamente, exceto aos domingos, de 1986 a 1992. Com nove blocos, o Xou da Xuxa tinha duração de uma hora e meia. A loira era acompanhada pelas assistentes de palco conhecidas como Paquitas, além dos personagens Dengue e Praga.



Show Maravilha
Exibido pelo SBT, o programa alçoou a apresentadora Mara Maravilha à celebridade infantil. O Show Maravilha ia ao ar no período da tarde entre 1987 e 1994.




Oradukapeta
A atração apresentada por Sergio Mallandro ocupava a grade do SBT de segunda a sexta a partir das oito horas da manhã e entregava a audiência para o programa do Bozo. O quadro Porta dos Desesperados era um dos mais populares, uma sátira ao programa Porta da Esperança, de Silvio Santos.




Rá-Tim-Bum
Dirigido por Fernando Meirelles na TV Cultura, Rá -Tim-Bum era um programa voltado à formação das crianças e tratava de temas como cidadania, higiene pessoal, meio ambiente e língua portuguesa em seus quadros.




Glub Glub
Apresentado por dois peixes e um caranguejo, o Glub Glub da TV Cultura se diferenciava pelo conteúdo artístico e educativo dos desenhos apresentados. Animações produzidas na Europa e uma série especial produzida por Cao Hamburger faziam parte da programação.





X-Tudo
O apresentador Gerson Abreu manipulava o boneco X para levar informação às crianças de forma lúdica na TV Cultura. Outros personagens davam sugestões de leitura e esclareciam dúvidas sobre ciências.





TV Colosso
A turma de cachorros gigantes entrou no ar para ocupar o horário do Xou da Xuxa, extinto no ano anterior.  Os personagens Priscila, Borges e outros atuavam em esquetes que imitavam as relações de trabalho dentro de uma emissora de TV. Também eram exibidos desenhos animados.




Fonte: Veja Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário