quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os primeiros dentes do bebê

Matéria original da revista SERCRIANÇA,para ler essa matéria e outras clique aqui: SERCRIANÇA


A família espera ansiosa pelo nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, mas quando deve ocorrer e quais os cuidados que devemos ter? Nessa matéria cuidamos do assunto e esclarecemos algumas dúvidas e mito.
As criança pode anunciar a chega dos primeiros dentes com irritabilidade e mudança na rotina do sono e alimentação, ou para outras crianças as mudanças de comportamento não acontecem.
Quando o bebê fica nervoso é indicado massagem no corpo e na região interna da boca, proporcionado relaxamento; brinquedos de morder também são indicados. Jamais use anestésicos.
Existem alguns fatores que podem alterar o nascimento ou a forma como nascem os primeiros dentes, tais como alimentação ou medicação usados pelas grávidas, por isso é importante ter acompanhamento médico desde o início da gravidez e seguir com os cuidados do que é ingerido durante a amamentação. Cuidado também com os alimentos que são oferecidos ao bebê durante a fase em que estão nascendo os dentes, pois pode ocorrer mudança de cor ou alteração na formação. Siga sempre a orientação do médico ou pediatra.

Quando nasce?
Os primeiros dentes normalmente chegam por volta dos 06 e 12 meses do bebê, claro não é uma regra,
depende da genética e que pode sim interferir na aparecimento dos dentes, nascendo antes ou depois disso. Normalmente os primeiros dentes são os dentes centrais do maxilar inferior ou superior.

Cuidados:
A higiene precisa ser realizada desde os dois meses, usando aguá limpa e uma fralda ou gaze, esfregando a gengiva, após o primeiro dente nascer o cuidado com a higiene aumenta, a escovação precisa ser diária
(pelo menos duas vezes ao dia) e até mesmo levar o pequeno na primeira consulta ao dentista.
Siga a orientação do dentista sobre como escovar os dentes do bebê, use escova de dentes com cabeça pequena e cerdas macias, não precisa usar a pasta de dente, mas caso o responsável prefira fazer o uso escolha uma pasta sem flúor.
A criança que usa mamadeira precisa de atenção especial, pois com o uso do objeto mantém contato direto com doces permanecendo durante o período de sono, abrindo portas para cáries dentárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário